Mais Vale uma Constituição Cidadã Enclausurada ou uma Constituição Cidadã em Rede? (A Propósito da Democracia Digital nos 30 Anos da Constituição Federal de 1988)

Autores

  • Alessandra Silveira Universidade do Minho, Braga, (Portugal).

DOI:

https://doi.org/10.37497/RPD.v1i.12

Palavras-chave:

Constituição Cidadã Enclausurada, Constituição Cidadã em Rede, Democracia Digital nos 30 Anos da Constituição Federal de 1988

Resumo

Na publicação comemorativa dos 40 anos da Constituição da República Portuguesa – superiormente coordenada por Jorge Miranda – tivemos a honra e o gosto de contribuir com um texto intitulado “Do dirigismo constitucional à interconstitucionalidade ‘com cheirinho de alecrim’ (a propósito da projeção externa da CRP de 1976 na CF de 1988)”.[1] Naquele texto perscrutámos sobre o background da referida transição teorética no pensamento de Gomes Canotilho – de resto, ainda pouco compreendida entre alguns segmentos doutrinários brasileiros. O mote argumentativo foi fornecido pela ideia de que as Constituições estão em rede – em discussão, em tensão, em convivência com outras normas constitucionais –, o que nos obriga a interagir com as Constituições alheias e afinar os nossos esquemas organizativos e a nossa praxis jurídico-política a partir do programa normativo de outras ordens jurídicas. Talvez seja esta a questão mais relevante para a linguagem hermenêutica e a discussão teorética entre o constitucionalismo português e brasileiro nos dias que correm – razão pela qual Gomes Canotilho teria convidado os constitucionalistas brasileiros a refletir, há cerca de quinze anos, sobre se mais vale uma Constituição cidadã enclausurada ou uma Constituição cidadã em rede.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alessandra Silveira, Universidade do Minho, Braga, (Portugal).

    Diretora do Mestrado em Direito da União Europeia da Universidade do Minho (Braga/Portugal). Titular da Cátedra Jean Monnet em Direito da União Europeia (atribuída pela Comissão Europeia). Diretora de UNIO – EU Law Journal (www.unio.cedu.direito.uminho.pt). Doutora em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

11/16/2021

Como Citar

Mais Vale uma Constituição Cidadã Enclausurada ou uma Constituição Cidadã em Rede? (A Propósito da Democracia Digital nos 30 Anos da Constituição Federal de 1988). Revista Pan-Americana de Direito | Revista Pan, Curitiba (PR), v. 1, n. 1, p. e012, 2021. DOI: 10.37497/RPD.v1i.12. Disponível em: https://revistas.fapad.edu.br/rtpj/article/view/12. Acesso em: 2 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 45

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.